Morre Papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano que ministrou com um estilo charmoso e humilde, morre aos 88 anos
- Outro Lado De Dourados
- 21 de abr.
- 2 min de leitura
CIDADE DO VATICANO (AP) — O Papa Francisco, o primeiro pontífice latino-americano da história que encantou o mundo com seu estilo humilde e preocupação com os pobres, mas alienou os conservadores com críticas ao capitalismo e às mudanças climáticas, morreu na segunda-feira. Ele tinha 88 anos.
Os sinos tocaram nas torres das igrejas de Roma após o anúncio , que foi lido pelo cardeal Kevin Ferrell, camerlengo do Vaticano, na capela da Domus Santa Marta, onde Francisco morava.
“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja”, disse Ferrell.
Francisco, que sofria de doença pulmonar crônica e teve parte de um pulmão removido quando jovem, foi internado no hospital Gemelli em 14 de fevereiro de 2025, devido a uma crise respiratória que evoluiu para pneumonia dupla. Ele passou 38 dias lá, a mais longa hospitalização de seus 12 anos de papado .

Mas ele apareceu no Domingo de Páscoa — sua última aparição pública, um dia antes de sua morte — para abençoar milhares de pessoas na Praça de São Pedro e convidá-las para um passeio surpresa de papamóvel pela praça, arrancando aplausos e vivas entusiasmados. Antes disso, ele se encontrou brevemente com o vice-presidente dos EUA, JD Vance.
Francisco realizou a bênção na mesma galeria onde foi apresentado ao mundo em 13 de março de 2013 como o 266º papa.
Desde sua primeira saudação naquela noite — um notavelmente normal "Buonasera" ("Boa noite") — até seu abraço aos refugiados e oprimidos, Francisco sinalizou um tom muito diferente para o papado, enfatizando a humildade em vez da arrogância para uma Igreja Católica assolada por escândalos e acusações de indiferença.
Depois daquela noite chuvosa, o argentino Jorge Mario Bergoglio trouxe uma lufada de ar fresco a uma instituição de 2.000 anos que viu sua influência diminuir durante o conturbado mandato do Papa Bento XVI, cuja renúncia surpreendente levou à eleição de Francisco.










Comentários