Competência X Incompetência Você escolhe!!!
- Outro Lado De Dourados
- 27 de abr.
- 2 min de leitura

Por: Oswaldo Arnez
Antes de discorrer sobre o assunto, devemos conhecer melhor o significado das palavras: “Competência” e “Incompetência”, dessa forma o quadro terá mais sentido. Significado de Competência: Capacidade decorrente de profundo conhecimento que alguém tem sobre um assunto: recorrer à competência de um especialista. Dever ligado a um ofício, cargo, trabalho; atribuição, alçada. Conjunto de habilidades, saberes, conhecimentos: entrou na faculdade por competência própria. Significado de Incompetência: Incompetência é a falta de competência Falta de competência: É a ausência de conhecimentos suficientes. Inabilidade, ignorância. Sinônimos de Incompetência: Imperícia, inabilidade, inaptidão, incapacidade, inexperiência. Isso posto e compreendido, vamos adiante. Deus capacita o homem para tudo que precisa desempenhar no decorrer de sua vida, seja no campo espiritual, emocional ou físico. Competência é, portanto, capacidade, aptidão, habilidade para fazer tudo aquilo que Deus nos capacitou para fazer. Sabemos que o mundo moderno incentiva o comodismo e a preguiça graças ao avanço e domínio da informática e da tecnologia, o que diminui o tempo gasto nas atividades. Ainda assim, com todas as facilidades que existem, o homem precisa ser competente e utilizar toda a capacidade que lhe foi concedida do alto. Mas, o que Deus quer de nós? Ele quer que sejamos perfeitamente habilitados e habilidosos para toda boa obra. No entanto, sabemos que muitas pessoas e cristãos, inclusive, não dão muita importância à vontade de Deus e, muitas vezes, trabalham com má vontade e desleixo. Embora saibamos que o Senhor nos capacita, precisamos conquistar a competência a cada dia, a cada tarefa. Engana-se quem pensa que não há necessidade de desenvolver suas aptidões. Tornar-se competente é buscar melhorar sempre. O criador também deu ao ser humano a capacidade de se superar, mesmo quando separado de Deus. Na Bíblia há grandes exemplos de competência, como o de José do Egito que, com esforço e dedicação, conduziu todos os negócios do faraó egípcio. Assim, se tornou um governador competente do Egito, numa época de fome e miséria. Essa mesma competência Deus almeja ver em nós. Por isso, não devemos nos desanimar, mas trabalhar com todas as nossas forças e habilidades. Nem sempre é a tarefa que cumprimos, mas a nossa atitude que faz toda a diferença.
Caros leitores, diante da imersão sobre a Competência e a sua arquirrival Incompetência, vamos procurar eleger os competentes para nos representar.
Deus nos capacite e nos abençoe sempre!

Oswaldo Arnez é Teólogo, Jornalista, Gestor Público, Escritor do Livro “Ética e Moral” por que ter? – Pós-Graduado em História Contemporânea, Pós-Graduado em Geografia Urbana, Pós-Graduado em Sustentabilidade, MBA em Compliance – Certificado pela FGV, Tribunal de Contas da UniãoTCU, Controladoria Geral da União - CGU










Comentários