Apagão na Espanha e Portugal: autoridades negam ciberataque; investigação continua
- Outro Lado De Dourados
- 28 de abr.
- 1 min de leitura
Segundo o ministro da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, a causa pode ser um ataque hacker. Um ataque hacker pode estar por trás do apagão massivo que atingiu Portugal e Espanha na manhã desta segunda-feira (28). A falha no abastecimento de energia começou por volta das 11h30 (horário local) e ainda não foi restabelecida.
No entanto, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) informou que não foram identificados, até o momento, indícios que apontem para ciberataque na falha da rede elétrica.
Além disso, a vice-presidente da Comissão Europeia, Teresa Ribera, declarou que não “há indícios” que o apagão tenha sido “provocado”.
De acordo com o ministro da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, o problema também afetou partes da Alemanha, França e Marrocos.
Sei que abrange vários países da Europa — Portugal, Espanha, França e Alemanha — e creio que também Marrocos. (…) É algo em grande escala que, pela dimensão que tem, é compatível com um ciberataque. Mas é uma informação não confirmadaManuel Castro Almeida à RTP
fonte: Olhar digital.











Comentários